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Glossário de Marketing Digital – o que você precisa saber

Para você que acaba de entrar ou tem interesse em começar uma vida de negócios on-line pode ser um pouco difícil lidar com os termos e nomes que surgem a toda hora.

A ideia desse artigo é reunir os principais termos sobre Marketing Digital, mas que muitas pessoas desconhecem (principalmente os membros iniciantes no Sistema Lucrativo).

Glossário de marketing digital

Esperamos que este material possa servir de consulta e retirar todas as dúvidas que você ainda tenha.

Vamos atualizar sempre o nosso Glossário, e caso você tenha sugestões, pode nos enviar pelo contato[@]sistemalucrativo.com.br

Então vamos lá?

AIDA

A sigla está relacionada com o que você pretende fazer na internet e a sua relação com o consumidor.

Atenção, interesse, desejo e ação são os momentos pelos quais o cliente passa antes de finalmente chegar ao fim do funil de vendas e realizar uma compra.

Autoridade do site

Os buscadores como o Google têm parâmetros para decidir qual site aparecerá primeiro quando é feita uma pesquisa.

A autoridade do site (da página ou do domínio) se alcança quando o conteúdo é reconhecido como relevante (em virtude de seu reconhecimento pelos internautas) e passa a ocupar as primeiras posições.

Anúncio

Um método pago de comunicação com um cliente em potencial por meio de diferentes mídias, incluindo email, tv, internet, telefone, impressos etc.

No marketing digital, isso geralmente inclui anúncios gráficos e de pesquisa, que levam o o usuário a acessar uma determinada página ou oferta.

Algoritmo

No marketing digital, esse é um conjunto complexo de regras que os mecanismos de pesquisa e plataformas de publicidade usam para escolher quais anúncios o usuário vê primeiro.

Normalmente, isso inclui lances de palavras-chave, relevância do anúncio, índice de qualidade da página de destino, otimização no site e outros fatores.

Backlink

Um hiperlink de de um site para outro. Quando um site tem muitos backlinks, isso significa que o seu conteúdo é bom (referenciado), e os mecanismos de buscas (como o Google) tendem a posicioná-lo melhor.

Quando esses links vêm de sites respeitáveis, como .gov, .org ou empresa conhecida, o poder desse site aumenta.

Blog

Um site ou página da web que consiste em postagens pessoais ou informativas, geralmente em ordem cronológica, para atingir um público interessado nesse assunto (como esse aqui!).

Os profissionais de marketing digital costumam usar ou recomendar postagens ou páginas de blog para melhorar a estratégia de conteúdo de uma empresa, colocando mais informações sobre esse setor na web.

Bots

Também conhecido como ‘Googlebot’ ou ‘Spider’, um bot é um rastreador da Web que descobre páginas ou sites novos ou atualizados. Quando um usuário insere uma consulta de pesquisa em um mecanismo de pesquisa, o bot do Google rastreia a Internet para encontrar os resultados mais relevantes para a pesquisa do usuário.

Canais

Pode-se chegar aos clientes de várias formas. Os meios são chamados de canais.
Assim, e-mail, redes sociais, banners, blogs e afins são todos canais pelos quais a marca se comunica com os clientes.

Conversão

Conversão é o momento em que você consegue transformar o internauta em um potencial consumidor do produto que você oferece.

Isso pode se dar com a realização de uma compra efetiva, ou com o preenchimento de um formulário ou o cadastro de e-mail para receber mais informações, por exemplo.

CTA (“Call to Action”)

ou Chamada para Ação: uma palavra ou frase usada no marketing para levar o público a tomar uma ação. Exemplos comuns de frases populares são “Compre agora”, “Entre em contato”, “Ligue hoje”, “Faça o download aqui”, “Saiba mais” etc.

Custo de Aquisição de cliente – CAC

É a métrica pela qual você pode contabilizar quanto está gastando para conseguir um cliente efetivo.  Com isso é possível trabalhar o orçamento e adequar estratégias.

Glossário de Marketing Digital: para quem ainda se perde com a quantidade de termos

E-book

Um e-book nada mais é que um livro eletrônico, livro digital.

No nosso contexto, de marketing aplicado na web, o e-book será um material que trata de maneira mais aprofundada do tema que se deseja trabalhar.
Ele precisa ser maior que um post de blog, por exemplo, e tem conteúdo mais denso.

Engajamento

O engajamento está ligado ao retorno e a movimentação que o conteúdo causa nos usuários.
Assim, pode ser medido pela quantidade de curtidas, respostas, cliques, comentários e etc.

Formulário de conversão

É o meio que você utiliza para cadastrar os interessados.
Esse campo é preenchido em troca de algo, como um e-book ou um cadastro para newsletter.

Funil de vendas

O funil de vendas pode ser definido como uma pirâmide invertida, dividida horizontalmente em três partes.

No topo da pirâmide invertida estão os materiais mais introdutórios.
Os materiais vão ficando mais específicos e complexos conforme se desce até a ponta do funil.

Também pode ser definido com as siglas Tofu (topo do funil), Mofu (meio do funil) e Bofu (fundo do funil).

Imbound Marketing

É focado na atração de clientes, visando ganhar a confiança deles e converter esse relacionamento em vendas.  Com base na criação de conteúdo, busca-se criar um atrativo para que os clientes venham até a empresa.

O conteúdo relevante deve se somar a outras estratégias, para atingir corretamente o público-alvo.

Lance

O preço que um profissional de marketing pagará para exibir seu anúncio. Usado na publicidade paga por clique, geralmente se refere a lances de palavras-chave e ao valor que um anunciante atribuirá a uma palavra-chave para que o Google as considere em seu algoritmo.

Landing Page

Este é o termo que se aplica a qualquer página que possa servir de porta de entrada para o seu site.  No caso do marketing digital, ela comumente é utilizada com o formulário para conversão, pois a ideia é a conversão em leads.

Lead

Lead é o nome que se dá para aquela pessoa que deixou seus dados no formulário de conversão e, agora, pode ser considerada como um cliente em potencial.

Agora essa pessoa entrou no funil de vendas e, por meio de estratégia e conteúdos, você vai direcioná-la até a compra efetiva de um produto.

Link Building

É o nome que se dá ao processo de conseguir que haja direcionamento, por outros sites, para o seu, por meio de links.  Quando um site de conteúdo relevante redireciona a outro, isso te ajuda a conseguir mais autoridade.

Mas cuidado, o Google costuma penalizar os links considerados irrelevantes.

Marketing de conteúdo

É a ideia principal por trás da utilização de conteúdos relevantes em um site, com a intensão de gerar tráfego e atrair o público-alvo.

Nutrição de Leads

Esta é a técnica adotada exatamente para alimentar a rede de leads criada, de modo a conduzir os potenciais clientes ao fim do funil de vendas e aproximá-los da compra efetiva.

Palavra-chave

O termo está associado a ideia central do texto postado na internet.
A ideia é aproximar o internauta daquilo que ele procura, oferecendo o melhor sobre o assunto que abarca determinada palavra, ou palavras.

Também está associado à forma com que os internautas buscam pelos assuntos no Google.

Público-alvo

Segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.) ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.

O público pode variar dependendo do canal de marketing, conteúdo, produto, serviço etc. Também é comum que um produto ou serviço tenha vários públicos.

Segmentação de leads

A ideia é não colocar todos os seus leads (clientes em potencial) juntos.

A base de dados pode ser segmentada, de modo que clientes de uma determinada região podem receber um conteúdo, enquanto que outros podem receber outro.

SEO

Em inglês Search Engine Optimization (otimização para buscadores), define as técnicas aplicadas para melhorar o desempenho de um site nos mecanismos de busca.

Está muito presente na forma como o conteúdo é produzido (escrita) como no desenvolvimento do site.

Taxa de conversão

Todo trabalho de venda tem que ser embasado em resultados.  A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do seu site que foram convertidos em leads, ou seja, que se cadastraram de alguma forma para receber mais informações.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o nome que se dá aos internautas que chegam até o seu site de forma natural, sem que você precise desprender dinheiro para investir em propaganda ou redirecionamento.

Web Analytics

É a ação de coletar dados de seu site para, depois, avaliar suas decisões e iniciar ações visando melhorias.

Funciona muito bem para analisar o comportamento dos visitantes no site ou em outros canais digitais.

Webinar

Webinar é o nome que se dá a uma palestra, seminário, aula ou debate, disponibilizado gratuitamente ao seu público.  Pode ser gravado ou ao vivo.

Esperamos que você tenha gostado do nosso glossário de marketing digital e que agora seja mais fácil para você entender como funciona o marketing na web.

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